quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Artes Plásticas - Projeto Artesco

A Oficina de Artes Plásticas para crianças e adolescentes faz parte do Projeto Artesco - Arte, Educação e Esporte na comunidade. 
Maria José, uma de nossas oficineiras, contribui com o voluntariado dedicando um tempinho da sua semana para desenvolver peças artesanais com as crianças.
A proposta da oficina visa o reaproveitamento de materiais recicláveis para a criação de peças artesanais, técnicas de pintura, colagens, entre outras. 
A oficina é aberta para meninos e meninas de 8 aos 16 anos.

A Oficina de Artes é um espaço de criatividade e aprendizado entre os alunos e professor, Maria trabalha sempre em conjunto com as alunas e cada uma contribui com suas ideias formando assim um coletivo criativo. É trabalhada sempre a organização do tempo, a importância do cuidado com o espaço e os materiais e desenvolvido peças que sejam do interesse das alunas.

Gostou e quer saber mais? 
Venha conhecer nosso espaço:
Rua Ilha da Trindade, 488 - Parque Santa Madalena
Sapopemba - Zona Leste - São Paulo-SP
(11)2269-4517
E-mail: ecos-social@hotmail.com




terça-feira, 19 de agosto de 2014

Homenagem ao Dia dos Avós

No mês de julho comemoramos uma querida data...o Dia dos Avós! 

Comemorada em Portugal e no Brasil, esta data foi instituída no dia 26/07/80 por Ana Elisa do Couto Faria, uma portuguesa de 66 anos, então avó de quatros meninas e dois meninos. Para ela tal celebração, semelhante à que se faz no Dia das Mães ou no Dia dos Pais, consagra a figura tutelar dos avós como guardiões das tradições familiares e pode ajudar a quebrar a solidão de muito avô ou avó, ao menos um dia no ano.


Este dia é importante para refletirmos e tirarmos um tempinho do nosso cotidiano tão corrido para dar uma atenção a eles, nossos avós. 

Tem muitos avós por ai que são segundos pais e são eles que ficam a maioria do tempo com os netos, tem avós que a gente só vê de vez em quando porque moram longe, tem avós que a gente só tem foto, tem avós que a gente vê só no final de semana e é sempre uma aventura porque eles tem sempre uma história pra contar, tem avós daqueles meio bravos, tem avós que cozinham um monte de coisas gostosas, tem até avós que vivem viajando, fazem acadêmia e sempre falam com a gente no facebook. Enfim hoje temos avós de todos os jeitos. E até você que não tem mais avós, pare um pouquinho por ai, pode ser no metro ou na fila do banco, para conversar com alguém mais velho, você vai aprender muitas coisas boas sobre a vida!

É importante o respeito ao mais velho e nos atentarmos para ouvir nossos avós, eles são uma história de vida, aprendizado, vivência. 
Vivemos em tempos que a palavra do mais velho parece não ter mais relevância pois em nosso tempo dito "moderno" damos mais credibilidade para coisas passageiras, coisas "novas" e superficiais.

Os avós são como arvores antigas e grandes, suas raízes são fortes, seus galhos longos. Com eles podemos aprender muitas coisas a respeito da vida, podemos desvendar a história de nossa raiz, podemos sonhar.
Em uma sexta-feira a Equipe ONG ECOS preparou um café todo especial para receber os avós e seus netos. 

Nossa oficineira Cíntia Paiva contribuiu com dinâmicas, reflexões e orações entre avós e netos. Ana Santos, nossa diretora, preparou um belo texto para homenagear os avós e para refletirmos sobre essa relação tão bonita. Foi emocionante, ver os olhinhos de todos marejados de amor. 
Após o café a proposta do encontro foi um ensaio de fotos com avós e netos, tudo muito divertido e descontraído. Os netos fizeram um cartão para seus avós e usaram fantasias para deixar tudo mais bonito.
Teve muitos abraços e beijos, carinho e muito amor!





Fonte de pesquisa sobre a instituição do dia dos avós: http://www.portaldafamilia.org/datas/avos/origemdiadosavos.shtml